Doenças Gengivais e Periodontais

Dra. Tatiana Miranda Deliberador no Consultório

Tratamentos

Tratamento para as doenças gengivais e periodontais que afetam desde a gengiva até os ossos que envolvem e suportam os dentes:
• Gengivite (sangramento na gengiva)
• Periodontites (inflamação gengival associada a perda óssea ao redor dos dentes)
• Lesões Endo-Periodontais
• Abscessos periodontais agudos

O que é a Doença Periodontal?

É uma doença que atinge os tecidos que protegem e sustentam os dentes no arco dentário. Estes tecidos são conhecidos por gengiva, osso, ligamento periodontal e cemento. Desta forma, somente quem possui dentes é que corre o risco de desenvolver a doença. Os tipos principais e mais comuns da doença periodontal são a gengivite e a periodontite.

O que é a Gengivite?

É uma doença inflamatória e infecciosa que atinge o tecido que protege os dentes, a gengiva. Tem como característica clinica a gengiva avermelhada, inchada, brilhante, com perda do contorno harmônico e com fácil sangramento. O sangramento é o sinal mais comumente observado. Geralmente causa nenhum ou pouco desconforto, sendo que uma das principais queixas dos pacientes é que a gengiva parece estar coçando. A gengivite é mais comumente causada por higiene bucal inadequada e é totalmente reversível quando são tomadas as medidas de prevenção ou tratamento adequadas.

 

O que causa a Doença Periodontal?

O principal agente causal da doença periodontal é a PLACA BACTERIANA, aquela massa esbranquiçada que fica aderida sobre a superfície dos dentes. Quando a placa bacteriana não é removida, além de causar danos aos tecidos periodontais, ela pode se calcificar formando o cálculo dental, também conhecido como tártaro.

O cálculo dental é uma massa dura (“pedrinha”), geralmente de cor amarelada, que fica grudada sobre a superfície dos dentes.
A placa bacteriana e o cálculo dental também são responsáveis pelo mau hálito. O mau hálito ocorre, principalmente, quando a placa bacteriana não é removida de maneira eficaz e permanece entre os dentes.

A Doença Periodontal pode ser prevenida?

Sim. Com escovação cuidadosa e adequada e com o uso do fio dental em todos os dentes no mínimo três vezes ao dia. Estes procedimentos fazem com que a placa bacteriana seja removida, desta forma, não deixando que ela ataque os tecidos periodontais e nem se calcifique formando o cálculo dental. Indivíduos que não apresentam susceptibilidade e mantém um alto padrão de higiene oral não são propensos a desenvolver gengivite ou periodontite. Ainda, a visita ao dentista é muito importante, pois só ele pode assegurar que os tecidos periodontais estejam saudáveis. Além disso, uma profilaxia (limpeza) profissional pode ser realizada para deixar os seus dentes bem higienizados e limpos. Lembre-se: a visita ao dentista deve ser regular, no máximo a cada 6 meses.

Como tratar a Doença Periodontal já instalada?

Quando a doença periodontal já esta instalada procure o quanto antes um dentista especializado (Periodontista), pois quanto mais precoce o diagnóstico, mais fácil o tratamento. Não se esqueça: gengiva avermelhada e inchada, sangramento gengival, mau hálito e dentes com mobilidade são sinais da doença.

Agende sua avaliação

Preocupado com sua saúde bucal? Agende agora mesmo sua avaliação! Será um prazer cuidar do seu sorriso. Não deixe para depois, dê o primeiro passo para um sorriso saudável e radiante.